María Corina Machado dispensa apresentações. É a líder inconteste da oposição à ditadura de Nicolás Maduro. Proibida de ser candidata, cedeu seu lugar a Edmundo González, o real vencedor das eleições presidenciais fraudadas pelo regime venezuelano em julho de 2024. Não há hoje solução para essa grave crise que passe ao largo de María Corina.
Para a Fundação FHC é uma honra que ela tenha aceitado o convite para falar não apenas a nosso público, mas a todos os brasileiros e brasileiras que acompanham com preocupação os acontecimentos no país vizinho.
Presidente da Fundação Fernando Henrique Cardoso e professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da USP. Foi ministro das Relações Exteriores e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.
Política venezuelana, fundadora e coordenadora do partido Vente. É conhecida por sua postura crítica ao governo de Nicolás Maduro e pela defesa da democracia e dos direitos humanos. Foi deputada da Assembleia Nacional e se destacou por sua atuação contra o regime chavista. É também uma das principais vozes da oposição venezuelana, buscando uma transição política pacífica e democrática para o país. Em 2024, recebeu o Premio de Derechos Humanos Václav Havel del Consejo de Europa e o Premio Sájarov a la Libertad de Conciencia del Parlamento Europeo.
Diretor geral da Fundação FHC, cientista político e Distinguished Fellow of the Kellogg Institute for International Studies, Fall Semester, 2024.