OFICINA DO ACERVO
Reprodução de documentos para preservação: caminhos, experiências e desafios.

A oficina pretende estimular uma reflexão sobre as práticas e políticas de reprodução adotadas pelas instituições de custódia de documentos, voltadas para a preservação do acervo. Partindo da pergunta-problema “Como você está preservando o seu acervo?”, serão abordadas quatro técnicas de reprodução de documentos bastante conhecidas: fotocópia, fotografia, microfilmagem e digitalização. Em seguida, como parte prática da oficina, será apresentada a experiência da Fundação FHC no processo de digitalização de seu acervo, compartilhando etapas, desafios e aprendizados.

DOCENTES

ANA CÉLIA NAVARRO DE ANDRADE

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Arquivista pela Uniasselvi. Durante quase 30 anos, exerceu o cargo de Historiógrafa no Centro de Documentação da PUC-SP, sendo responsável pelo Setor de Reprografia e Conservação. Desde 2010, ocupa o cargo de presidente da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP).

ALEXANDRE DE ALMEIDA

Historiador (Grifo Projetos Históricos / Fundação FHC). Doutor em História Social pela (USP), com estágio pós-doutoral no Laboratório de História Política e Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (LAHPS/UFJF). Professor da especialização História e Gestão de Acervos da Universidade de Passo Fundo (UPF).

MEDIAÇÃO

CAMILLA CAMPOI

Curadora do Acervo da Fundação FHC. Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).




11/6, das 15h às 18h



INFORMAÇÕES

Este evento tem recursos de acessibilidade!

Para audiodescrição
ACESSE AQUI


Para Língua Brasileira
de Sinais

ACESSE AQUI



Os certificados serão emitidos aos que se inscreverem via Zoom, participarem da Oficina e responderem ao formulário de solicitação de certificado.