A crescente presença da Inteligência Artificial (IA) tem impactado a gestão de acervos ao introduzir novas ferramentas e impor desafios aos profissionais da documentação. Esta oficina é voltada a especialistas das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, História e demais campos interessados na aplicação crítica e prática dessas tecnologias.
A oficina abordará os fundamentos da IA — conceitos, funcionamento, limitações computacionais e questões éticas —, destacando seu potencial de aplicação no contexto dos acervos. Serão apresentadas as possibilidades de uso dessas tecnologias em atividades arquivísticas, como classificação automática, enriquecimento descritivo, recuperação da informação e busca semântica. Também serão discutidos os riscos associados ao viés algorítmico e a relevância do controle humano no uso dessas ferramentas.

Cresceu em Moscou e vive no Brasil desde 2006. Economista com MBA pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD), atuou no BCG, Natura e Ashoka. Hoje, trabalha com consultoria em narrativas, estratégias de mudança e apoio à tomada de decisões.

Publicitário formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 15 anos com desenvolvimento web. É responsável pela área de desenvolvimento na Sintrópika, liderando projetos de sites, apps e sistemas.

Sócio da (PC)² desde 2006, empresa especializada em soluções de preservação digital. Atuou na implantação de TI e digitalização do Acervo do Instituto FHC.

Mestre em História Social pela USP, atua desde 2006 na organização de arquivos, implantação de centros de memória e consultorias em diferentes organizações públicas e privadas. Atualmente, é gerente de projetos na Grifo Projetos Históricos e Editoriais.
Os certificados serão emitidos aos que se inscreverem via Zoom, participarem da Oficina e responderem ao formulário de solicitação de certificado.
EM BREVE
EM BREVE