Intelectual pública dedicada à reflexão e ao debate sobre as relações entre raça, gênero e classe na sociedade brasileira, Djamila Ribeiro defende que as ditas “questões identitárias” são fundamentais para compreender e mudar as hierarquias sociais no Brasil. Ela virá à Fundação FHC para expor sua visão sobre como as chamadas “lutas identitárias” se articulam na teoria e na prática e podem dar um novo impulso à correção das ainda imensas desigualdades brasileiras.
Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. É coordenadora da Coleção Feminismos Plurais e fundadora e presidente do Instituto Feminismos Plurais. Colunista da Folha de S. Paulo e autora que já vendeu mais de 1 milhão de cópias, foi professora da PUC-SP e também professora convidada na NYU (New York University), e agora segue como professora convidada do MIT (Massachusetts Institute of Technology) no programa Dr. Martin Luther King Jr. Intelectual premiada, foi nomeada pela BBC uma das 100 mulheres mais influentes do mundo e laureada com o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos.
Professor de Sociologia e Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) e editor-chefe da revista DADOS.
Diretor geral da Fundação FHC, cientista político e Distinguished Fellow do Kellogg Institute for International Studies.
*10h às 10h30: credenciamento
e welcome coffee
Local: Fundação FHC
Endereço: Rua Formosa, 367
6º andar – Centro, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3359-5039
Evento gratuito e reservado a convidados.
O convite é pessoal e intransferível.
Atenção: As vagas são limitadas! Se desistir de comparecer, pedimos a gentileza de nos avisar.
Será obrigatória a apresentação de um documento com foto.
Para localização, confira as informações:
Táxis e motoristas por aplicativo – Usar o endereço Praça Ramos de Azevedo, 206, Centro. Após a chegada, seguir até a Rua Formosa, 367 (entrada principal do prédio).
Obs: Somente táxis e carros oficiais podem acessar a rua.
Automóvel particular – Usar o estacionamento MultiPark Theatro Municipal / Praça das Artes, localizado na Rua Conselheiro Crispiniano, 378.